O que você acredita ser necessário para desenvolver autonomia nas crianças?

egundo Jean Piaget, para chegar a autonomia, o desenvolvimento moral da criança ocorre em três fase, denominadas:

– anomia (crianças até 5 anos): ausência de autonomia. As regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado. Um bebê que chora até que seja alimentado é um exemplo dessa fase.
– heteronomia (crianças até 9, 10 anos de idade): O certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Aqui, mais do que nunca, a criança precisa de orientações de outros.
– autonomia: legitimação das regras. O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos. É a última fase do desenvolvimento da moral. Aqui já se estabelece a partir dos 10 anos de idade, a capacidade de fazer sozinho e fazer correto.

Assim, quando se trata de desenvolvimento, entende-se que ele é um processo contínuo. Cada momento deve ser respeitado e estimulado, em casa ou na escola.

Por isso analise a criança que convive com você. Em que estágio do desenvolvimento para a autonomia ela se encontra? Lembre-se que regras, rotinas, orientações constantes e muito amor, contribuem para esse processo.

Priscila Chupil – Psicopedagoga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Conversar agora
Está precisando de ajuda?
Olá, como nos da Projetiva podemos te ajudar hoje? Fale com o nosso time de especialistas agora mesmo!