Prática educativa x Agressividade

No desenvolvimento da criança, o carinho versus hostilidade são pontos importantes.Os pais, sendo os influenciadores do desenvolvimento de competências sociais, são quem educam a partir de práticas parentais.
As práticas parentais são estratégias usadas para direcionar comportamentos. Para que possam definir um estilo parental positivo é necessário que haja responsividade (afeto e envolvimento) e exigências (regras e limites).
Um genitor carinhoso e responsivo se importa com a criança, expressa afeição e prioriza as necessidades das crianças, respondendo de forma empática e sensível aos seus sentimentos. O genitor hostil tende a rejeitar seus filhos abertamente, expressando que não o amam ou que não desejam a criança.
Os pais que apresentam um alto nível de exigência, mas pouca responsividade, são os pais que colocam regras e limites, rígidas e inflexíveis, tendo a obediência e o controle como objetivo, com pouco afeto e participação.
Entre as práticas que comprometem o desenvolvimento das crianças podem-se dizer que a violência doméstica e seus tipos de coerção (punição corporal, xingamentos etc) e a negligência são fatores que contribuem para a manifestação de problemas psicológicos e comportamentais.
Nesse contexto de coerção a palmada e o espancamento têm o mesmo princípio quanto ao de usar a força e poder de intimidação. Porém, essa prática a longo prazo é ineficaz e traz danos emocionais, psicológicos e sociais. Já a criança negligenciada é insegura, não tem brilho no olhar, cresce acreditando que é má e que não é amada.
Por outro lado, as Práticas Educativas Positivas são os comportamentos dos pais para valorizar os filhos, há atenção e afeto adequado, regras na medida certa, supervisão escolar, lazer, e o comportamento moral é criado em ambiente favorável com exemplos positivos como senso de justiça, responsabilidade, empatia, trabalho entre outas práticas de cunho moral.
Um vínculo saudável com os filhos deve ser construído desde cedo, e quando chegar na adolescência a escuta e consideração de ambos os lados já estão construídos.
Gabriele Cordeiro Levek
Ivana Weber Bonin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Conversar agora
Está precisando de ajuda?
Olá, como nos da Projetiva podemos te ajudar hoje? Fale com o nosso time de especialistas agora mesmo!