Saiba mais sobre os neurônios… O começo de tudo

Na antiguidade Hipócrates, considerado o “pai da Medicina” já afirmava que todo o funcionamento humano ocorre devido a formação do nosso cérebro. De fato ele tinha razão e essas informações são de mais ou menos 2300 anos!
Hoje, cada vez mais o campo das neurociências tem se desenvolvido e comprovado tal informação, sabendo que graças aos neurônios (células do nosso sistema nervoso que estão relacionadas com a propagação do impulso nervoso), ocorre todo tipo de aprendizagem. Os neurônios começam a se desenvolver no terceiro mês de gestação, e aí é o começo de tudo.
Roberto Lent um grande médico e pesquisador da atualidade, retrata que temos bilhões de neurônios, e é através dessa estrutura que as informações que recebemos passam de um neurônio para o outro. Essas conexões neuronais e a velocidade que a informação passa entre neurônios, depende de todo o desenvolvimento de uma estrutura cerebral, mas uma grande responsável por essa ação é a Bainha de Mielina.
A Bainha de Mielina é como se fosse uma fita isolante que protege a corrente elétrica (informações) entre um neurônio e outro. Quanto mais Mielina, mais velocidade a informação é conduzida de um neurônio para o outro. A Mielina está envolvida no processo de amadurecimento do cérebro.
Dessa forma, sabemos que quando o ser humano nasce, ele tem uma quantidade muito maior de neurônios, necessária para o funcionamento do cérebro. Com o tempo, muitos neurônios são descartados, algumas vezes por não se estabelecerem no lugar certo ou por não conseguirem fazer as ligações necessárias para manter-se em funcionamento. Podemos pensar agora como se fosse a “dança das cadeiras”, aqueles neurônios que não conseguem adaptar-se vão sendo eliminados e consequentemente outros são produzidos.
Dentro desse desenvolvimento, é importante ressaltarmos que o bebê humano nasce significativamente imaturo quando comparados com outros seres vivos. Isso ocorre devido a toda uma formação cerebral que ocorre na criança por meio de estímulos em todas as áreas e fases do desenvolvimento.
Com os estímulos adequados e constantes ao longo do desenvolvimento infantil é possível mudar o funcionamento do cérebro, adquirindo novas aprendizagens e superando dificuldades. A esse processo chamamos de neuroplasticidade cerebral.
Nos nossos próximos textos, falaremos mais sobre esse lindo processo chamado Neuroplasticidade Cerebral.

                            Valma Andrade Trento
                              Priscila Chupil

Acompanhe a Projetiva Terapias Integradas através do nosso site e redes sociais:

www.clinicaprojetiva.com.br
Instagran @projetivaterapias
facebook @clinicaprojetiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Conversar agora
Está precisando de ajuda?
Olá, como nos da Projetiva podemos te ajudar hoje? Fale com o nosso time de especialistas agora mesmo!