Ao longo da historia da educação, muitas concepções cercaram o entendimento sobre como ocorre o desenvolvimento humanoe sua aprendizagem. Errar, não saber, ter dúvidas, já foi motivo até mesmo de castigos.
Hoje, entende-se que cada um aprende de uma forma e em um ritmo diferente e que em meio a esse processo, obstaculos podem surgir, como dificuldades ou deficiências. Um dos
conceitos que nos leva hoje a pensar a aprendizagem de forma diferente é a neuroplasticidade, ou aplasticidade neural, que consiste na capacidade de mudança, orgnaização e reorganização dos neuronios de acordo com as mudanças ambientais experimentais, sociais e físicas, frentes até mesmo a lesões graves.
A partir desse entedimento, surge o piscolpedagogo. O profissional preparado para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento, trabalhando com essas mufanças ou efetivação de hábitos e comportamentos que favorecem o seu bom desenvolvimento.
Com testes e intervenções específicas, o atendimento psicopedagógico torna-se cada vez mais uma fonte segura de conhecimentos fundamentados sobre a aprendizagem e assim direciona cada caso a sua melhor forma de se desenvolver para a vida.